SEMENTES DE VIDA
Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão liderado pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa a ser executado no período de 07 de junho de 2016 a 07 de junho de 2018, coordenação da Professora de Economia Marina L. G. Wisniewskie conjunto com o Instituto “A União traz a Cura”.
O Instituto “A União Traz a Cura”, entidade sem fins lucrativos, tem como objetivo aumentar o número de cadastros conscientes de doadores de Medula Óssea, fomentar a participação da sociedade em iniciativas voluntárias.
Hoje o câncer é uma das principais preocupações da Saúde. A comunicação e a informação têm papel fundamental para diminuir a incidência da doença, desde a prevenção precoce da doença bem um atendimento com qualidade ao paciente.
Diversos estudos têm apontado que a falta de informação tem sido o fator principal de casos de câncer em diferentes idades e gêneros.
O Projeto SEMENTES DE VIDA quer desmitificar vários aspectos sobre o câncer, como por exemplo, quem pode doar medula óssea; como funciona o processo de doação; se existe risco ao fazer a doação, entre outros, através das palestras com médicos de diversas áreas, compartilhando experiências com jovens que enfrentaram o câncer; depoimentos de doadores de medula óssea que salvaram uma VIDA e, com famílias que tem história de superação da doença ou de perda de um jovem com leucemia.
Objetivos: Demonstrar a importância da responsabilidade social compartilhada; Abordar os fatores de risco e mecanismos de enfrentamento do câncer na infância; Caracterizar e discutir as implicações pessoais, familiares, econômicas, sociais e de saúde do câncer infanto-juvenil;
Promover o Natal solidário para angariar doações dos produtos SustagenKids (sabor chocolate), leite Ninho 3+ ou 5+ e brinquedos para montagem de10 um kit de Natal às crianças em tratamento de câncer nos hospitais do Paraná.